[Resenha] Memória Marte

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Trago hoje a resenha de um livro que eu curto muito, mas que vocês, provavelmente, ainda não conhecem. Memória Marte é um romance infantojuvenil super-romântico e divertido, que foi escrito por Gisela Santanna, uma das minhas melhores amigas. Por ocasião do meu aniversário, ela resolveu firmar parceria com o blog me presenteando com um exemplar e disponibilizando outro para vocês, não é o máximo? Confiram a resenha e aguardem pelo sorteio.

_________________________________________

Memória Marte

Título: Memória Marte
Autora: Gisela Santanna
Editora: Livre Expressão
Ano: 2011
Páginas: 131

Sinopse

Marte é um sujeito pacato que Janaína julga ser seu melhor amigo desde a infância. Sete anos depois da última vez que se encontraram, ela se vê perdida no seu mundo, realizada profissionalmente, mas sem nenhuma expectativa de ter alguém em sua vida. E Marte? Nunca mais soube dele.

A partir desse "surto" de saudade, Jana passa a lembrá-lo a todo momento, e suas memórias revelam que não foi somente Marte quem mudou, ela também se tornou uma mulher diferente, que não sabe mais o que é o amor. Assim, é extremamente complicado ver o seu ex-melhor amigo aparecer em sua frente, com outra aparência e impressionantemente bonito, uma vez que o rejeitou quando ele era apenas um garoto apaixonado.

Ao contrário das outras histórias, aqui a mulher não é o sexo frágil. Janaína é o reflexo da nova mulher moderna, independente, que pensa primeiramente em si mesma, e só então valoriza o amor e a essência da vida - embora esse não seja exatamente o caso. 

Resenha

Desde a primeira vez que li Memória Marte, vibrei a cada página passada - pois li ainda em arquivo de Word, quando estava em processo de publicação - e me emocionei com o desenvolver da história.

Marte é um cara pacato, como diz a sinopse, do tipo que adora skate e xadrez, se liga nas datas, ao contrário de Janaína, e sempre surpreende. Sete anos após se encontrarem pela última vez, Jana, uma Designer Gráfico bem sucedida, começa a sentir muita saudade e a lembrar todos os momentos que viveram juntos. Em meio às lembranças, Jana decide procurar por Marte e termina encontrando seu número de telefone. Ela liga, mas não se identifica, e ele disfarça, mesmo sabendo quem está do outro lado. Janaína percebe que ele sabia com quem estava falando e se afoga em lembranças e uísque. No dia seguinte, uma sexta-feira treze, tudo parece ruim no trabalho até que ela conhece Frank, um cara forte, bonito e muito atraente. 

A partir de então, Janaína e Frank começam a se cruzar acidentalmente em todos os lugares aonde ela vai, inclusive no concurso de xadrez do qual está participando. Mesmo sem estar muito disposta a ceder, Jana se sente atraída por Frank e, após perder para ele na semifinal do concurso, concorda em sair para conversar. No meio de tudo isso, as lembranças de Marte não cessam e agora Janaína terá que organizar perfeitamente suas emoções. Afinal de contas, quem é Frank e por que ele entrou em sua vida? Onde estará Marte? Será que ele ainda a ama?

Memória Marte é um livro divertidíssimo. Gisela Santanna soube equilibrar muito bem o romance com a comédia. A gente ri e sente borboletas no estômago a cada novidade que surge na trama. Particularmente, eu amo o personagem Marte. Ele é tão complexo, romântico e ingênuo... Bem, é preciso ler o livro para entender o que estou querendo dizer. 

Como os exemplares ainda não chegaram, não posso falar sobre a diagramação. Ressalto apenas que vale a pena ler esse livro. Recomendo-o a jovens, adolescentes e a todos que apreciam leituras leves, românticas e divertidas.



Sobre a autora

Nascida em 1992, em Cajamar, estado de São Paulo, Gisela Santanna é estudante de Publicidade e Propaganda. Reflexo de que não é necessário ser formada, casada e ter filhos para ter uma boa história para contar. 

Acredita não ser necessário receber prêmios ou ter vivido a guerra para ser capaz de escrever um livro. Vive numa época em que o "ideal" foi estancado na sociedade e, simplesmente, não quer ser igual. 

Contatos

E-mail: memoriamarte@gmail.com
Twitter: @gisasantanna
Facebook: Gisela Santanna



44 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Ahhh, agora eu quero. Adorei a resenha, adorei a história e agora to super curiosa...

    Bjinhos

  1. Unknown disse...:

    ah resenha ficou muito legal :) espero ler em breve o livro, confesso q nem conhecia ele viu

  1. Unknown disse...:

    Adorei conhecer o livro ! História bem legal e como você disse parece ter comédia e romance na medida certa! Quando tiver promoção no blog vou participar com certeza ;DD

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

  1. Lih_maria disse...:

    Nossa adorei !!
    Pelo visto eh um livro muito lindo neh ??
    Parabens pela resenha *__*
    Bjos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

  1. Unknown disse...:

    aiiinn *.* já tinha julgado o livro pela capa como possível chato,aí parei,li a sua resenha e parece ser um fofo *.*
    outro para a listinha :) estou ADORANDO os livros nacionais,estão me surpreendendo super!
    http://www.livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

  1. Maria Lua disse...:

    É sempre bom ler, legal a resenha flor!
    Perfeita teen

  1. Raquel Machado disse...:

    Oi flor,
    Não conhecia esse livro mas ele parece ser divertido e romantico...agora o titulo e meio esquisito confesso e que se fosse so por ele eu não leria...apesar disso sua resenha me chamou atenção...Se puder me dar uma forcinha neste post tambem e uma coluna nova do blog que estou tentando colocar em ação: http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2012/10/historias-do-povo-la-confusion.html espero seu comentário
    bjjjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

  1. Que delícia de resenha, Isie! Achei muito bacana a proposta da história, e fiquei realmente interessada em lê-lo. Parece leve, mas cheios de ensinamentos, além de bastante divertido. Ow, adorei demais. :D Vou aguardar a promô!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

  1. Unknown disse...:

    O nome ja da uma curiosidade pra gente saber do que o livro se trata adorei a resenha fiquei curiosa pra ler


    bjos

    http://jhdocemel.blogspot.com/

  1. Unknown disse...:

    Isie!!
    Adorei ver o post, e acima de tudo, os comentários dos seus leitores :)
    É muito motivador ver que essa história ainda pode me dar inspiração para as próximas.
    Vamos conversar mais a respeito do sorteio amiga!
    Obrigada a todas pelos elogios e toques, os próximos que virão serão ainda mais intrigantes ;)

    Um beijo isie!

  1. Anônimo disse...:

    Opa, vou ficar aguardando a promoção ansiosamente!
    O livro parece ser bem fofo e inteligente. Me interessei bastante!
    Beeeeeeeijos!

  1. Luara Cardoso disse...:

    É sempre legal a gente conhecer livros novos! Eu adoro pelo menos, só que minha lista de compras fica maior a cada rodada que eu dou nos blogs, chega a doer. ASHASAUSA
    Adorei a proposta do livro, segue bem a linha que eu costumo ler e gostar.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

  1. Angela Graziela disse...:

    Acredita que não conhecia nem o livro e muito menos a autora, uma vergonha
    Mas agora que já me apresentou, me interessei bastante

    Facebook
    A ovelha sou eu

  1. Paloma Viricio disse...:

    Nahim que fofa a resenha! O livro parece ser maravilhoso mesmo. È ótimo acompanhar um autor desde o início, né? Desejo muita sorte para sua amiga e sucessos mil para vocês duas!
    Beijos.
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

  1. Flavia Penido disse...:

    Adorei a resenha!
    A historia realmente parece ser muito fofa e bacana!
    Fiquei curiosa!

    Parabens!

    Bjokas

    Flavia - LC

  1. Sofia disse...:

    Oi Isie!

    Acho que já conhecia o livro, mas foi bom saber um pouco mais da história, rsrs! Parece bem legal e divertido! Gostei da resenha!

    Beijos

  1. Unknown disse...:

    Oi Isie, adorei conhecer esse livro, parece bem o tipo que eu gosto mesmo haha

    beeeijo!
    Letícia - Céu de Letras

  1. EscutaEssa disse...:

    Parece ser bem legal, não conhecia esse livro.
    Valeu a dica

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

  1. Roberta Melo disse...:

    Parabéns para a sua amiga, principalmente pela idade dela, tão novinha e já trilhando um belo caminho! O livro parece ser bem interessante para a faixa etária juvenil. Beijocas!

  1. David Costa disse...:

    Nesse momento eu to precisando de um livro assim, leve, romântico e divertido \o
    Adorei a resenha Isie, muito fofa >3

    David - Leitor Compulsivo

  1. Lohaine disse...:

    Aaai, adoro livros que misturem romance e comédia! Então, com certeza vou gostar desse! Estou na espera do sorteio! ^^

    xoxo,
    Lohaine

    http://sanduichedepalavras.wordpress.com/

  1. Jeniffer Yara disse...:

    Hey, que lindo um livro de uma amiga sendo publicado e tudo *O* Gostei do enredo, amo livros leves, divertidos e românticos, vou aguardar o sorteio e participar *O*

    Beijos
    Meu outro lado

  1. Leandro de Lira disse...:

    Oi!
    Nossa, não conhecia o livro, mas fiquei interessado. Parece ser bom. E eu curto livros leves, românticos e divertidos.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

  1. Adoro esses livros com um toque de comédia... parece o Myron (do Harlan ) que sempre ta lá quase morrendo e solta um sarcasmo que te faz rir até;;; curti mesmo

    Coments Respondido em http://tematoa.blogspot.com.br/2012/10/na-minha-estante-1-harlan-coben.html
    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

  1. Cida disse...:

    Que tudo, borboletas no estômago, só por isso já deu vontade de ler. Eu nunca ouvi falar deste livro, parece ser ótimo.
    Adorei a resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

  1. Unknown disse...:

    Nunca tinha ouvido falar, mas me parece muito legal, fiquei bem curiosa!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

  1. raissa disse...:

    Realmente nao conhecia esse livro. Geralmente nao leio livros nesse estilo, n sei bem oq, mas acho q prefiro v-lo apenas no cinema, pois p mim esse livro eh a cara de filme :)

    bju
    letracomasa.blogspot.com

  1. Lucas disse...:

    Não conhecia o livro mesmo, super legal!
    Mais um para minha lista de desejados.
    Fiquei interessado agora. Excelente resenha!

    Lucas / Era uma vez

  1. Gil_Effy disse...:

    Oi Isie!
    Não conhecia o livro. Parece-me interessante, e é de deixar curiosa com tanta casualidade em encontrar Frank rs..Obrigada pelo aviso do sorteio ^^

    Beijos :D

  1. Fran Petite disse...:

    Oie!

    Nossa, adorei saber deste livro, principalmente com toda essa coisa de "Por onde anda Marte?" e por eu achar, com essa sua resenha, de que Frank e Marte são a mesma pessoa. Será que eu fui longe demais ou minha mente me levou pro caminho certo? hahaahah. Vou participar do sorteio sem sombra de dúvidas, mesmo não tendo a menor sorte pra essas coisas.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

  1. Acho que vi a Gisela umas duas vezes no fórum, mas sempre me pareceu uma pessoa animada! kkk
    Fiquei ainda mais curiosa pelo livro...

    Beijão :)

  1. Gostei da resenha e saber de mais uma autora brasileira. Estou curiosa para ler o livro. Parabéns pelo blog.

  1. Daniel Pereira disse...:

    É o tipo de história que minha namorada gosta. Acho que darei de presente de Natal.

  1. Olá, amore.
    Ando meio sumida porque voltei a escrever. Estou amando meus novos personagens e bastante envolvida com isso.
    Vi a chamada do sorteio pelo blog da Niki e vim correndo ver.
    Dia do livro, aniversário da blogueira e com sorteio de livro nacional? Não dá para perder.
    Primeiro, amo histórias leves, com romances que me deixam feliz... (Já percebi que sou romântica, mas não conta para ninguém...)
    Amei a resenha e adoraria ler o livro (vou torcer para ganhar no sorteio!)
    Outra coisa, gostei sobre o que li da Gisela Santana. Verdade, você não precisa vivenciar determinadas coisas para escrever um bom livro. Adoro literatura fantástica e... não vou terminar essa frase com o óbvio ;-)
    Grande beijo

  1. Anônimo disse...:

    Oi, oi
    Parece um livro bem legal: leve e divertido. Gostei de sua resenha porque me deixou bem curiosa! Aprecio livros nacionais também.

  1. Acho que esse livro vai bater muito com que sempre espero, algo bem romântico, como você mesma disse.
    Espero poder ler em breve e dizer o que achei com mais detalhes por aqui...

    Beijão

  1. edith giovanna disse...:

    Num mundo como o de hoje um lindo romance juvenil é o que mais me encanta!

  1. Renan Merces disse...:

    Li os primeiro capítulos a muito tempo quando conheci a autora na internet e ficou na minha lista de leitura pendentes.

    Gostei da resenha e ainda mais de estar incentivando a literatura nacional.

    Parabéns.

    Atenciosamente,
    R.S.Merces

  1. VANESSAANGELQ disse...:

    Parabéns pela iniciativa de ser um livro de autoria nacional, gostei da protagonista Janaína como sendo o reflexo da mulher moderna, independente, que vai atrás do que quer,busca realizar seus sonhos,faz planos,não tem medo de seguir em frente...
    Gisela foi super conectada e antenada com o livro e sua temática.

  1. William Alves disse...:

    Muito boa a resenha. Realmente, desde que vi os projetos da Gisa no escreva, eu me interessei pelo livro. Apesar de não ser muito o meu estilo, vou querer lê-lo. Fiquei curioso pela parte da comédia :P

    Abraços,
    William Alves.

  1. Unknown disse...:

    Cara, nesse livro ocorre tipo inversões de papeis, pois geralmente 'e a mulher que 'e boa com logica e o homem esquece tudo. E provavelmente Frank 'e Marte, só pode!

    Lu'is Eduardo Partichelli Potrich
    @blogexlibris

  1. A resenha tem um enredo tão elaborado que ja estou morrendo de vontade de ler, adoro estes livros com romances complicados (foi o que me pareceu ser).. ótima resenha, vc explica muito bem *-* bj

  1. barbara disse...:

    gostei bastante parece ser otimo!

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!