[Crônica] Um fundo de verdade no filme Ratatouille

terça-feira, 15 de novembro de 2011
Um fundo de verdade no filme Ratatouille
Chef Bernard Loiseau X Chef Auguste Gusteau


Ontem assisti ao filme Ratatouille pela primeira vez e confesso que fiquei muito emocionada. Claro que a emoção se deu especialmente por causa do tema "Gastronomia". Faz tempo que não entro numa cozinha profissional para criar e o filme me fez sentir saudade. Bem, mas o motivo da postagem é outro. 

Pra quem não sabe, em Dijon, na França, região de Borgonha, havia um grand chef de cuisine chamado Bernard Loiseau. Em janeiro de 2003, um colunista do Le Figaro, François Simon, publicou uma pequena nota sobre um possível rebaixamento do La Côte D'Orrestaurante de Bernard, tanto no Guia Michelin, quanto no Gaultmillau, nos quais ele possuía nota máxima. 

No dia 24 de fevereiro de 2003, mergulhado em profunda depressão pela severa crítica e sob a tensão de perder uma das suas três estrelas (classificação máxima no importantíssimo Guia Michelin), Bernard terminou cometendo suicídio.


A verdade é que, por ser um chef empreendedor, Bernard vinha sofrendo inúmeras pressões, inclusive financeiras, e que o rumor do rebaixamento em sua classificação nos Guias Michelin e Gautimilau foi a gota d'água que faltava para o rio transbordar. Por fim, a nota do colunista não passava de um boato e o Restaurant La Côte D'Or nunca perdeu nem uma estrela sequer. 


Infelizmente, é fato que em muitos aspectos da vida o homem só toma certas providências quando percebe a existência de uma vítima. Assim, depois da trágica perda de Bernard, os críticos gastronômicos foram abolidos. Agora as críticas viraram opiniões que são feitas por clientes dos restaurantes, pessoas comuns, através de seus blogs ou redes sociais, e não por críticos arrogantes e insuportáveis. Desse modo, Bernard Loiseau foi o último grand chef a morrer por causa de uma crítica.

Mas, voltando ao filme, não sei se vocês notaram, o chef Auguste Gusteau, dono do restaurante em que a história se passava, morreu de tristeza após receber uma crítica severa que lhe tirou uma das estrelas. Quanta semelhança, não? Até mesmo na pronúncia do nome (Gusteau e Loiseau). Achei que foi uma homenagem muito bonita do autor. Pois, assim como a arte de Gusteau prosseguiu através da sensibilidade de um ratinho e do reconhecimento de um crítico ranzinza, a maravilhosa e consagrada arte do saudoso chef Bernard Loiseau permanece firme pelas mãos de sua esposa, Dominique Loiseau, e do próprio legado que ele deixou.


Acesse o site oficial dos Hotéis e Restaurantes Bernard Loiseau.

_______________________________
Se gostou, deixe um comentário. Para isso, não precisa ter blog, basta ter uma conta Google.

1 comentários:

  1. Gostei muito. Um lado da historia que não soube... bela homenagem!

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!