[Conto] Cão Velho

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Olá, queridos amigos e leitores! Faz dois dias que recebi um e-mail superinteressante. Bem, não gosto de colocar conteúdos de circulação pública no blog, especialmente vindos por e-mail, mas esse veio de Portugal, então deve ter circulado menos por aqui. Claro que eu o revisei e adaptei. Espero que gostem, porque eu gostei muito.

___________________________________________

Cão Velho


Certa senhora foi para um safári na África e levou o seu velho vira-latas com ela.

Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta que estava perdido.

Vagueando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebeu que um jovem leopardo o vira e caminhava em sua direção, com a firme intenção de conseguir um bom e farto almoço.

O velho cão pensou depressa (pois os velhos pensam depressa): "Oh céus, estou mesmo enrascado!". Mas, olhando em volta, viu alguns ossos espalhados no chão muito próximos de si. Então, em vez de se apavorar mais ainda, ajeitou-se perto de um dos ossos e começou a roê-lo, virando as costas ao predador, fingindo que não o tinha visto. Quando o leopardo estava a ponto de dar o salto a fim de abocanhá-lo, o velho cão exclamou bem alto:

- Nossa, este leopardo estava mesmo delicioso! Será que há outros por aí?

Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um terrível arrepio na espinha, suspendeu o seu ataque já quase começado, esgueirou-se na direção das árvores e pensou: "Caramba! Essa foi por pouco... Quase que o velho vira-latas me apanhava!".


*****

Numa árvore ali perto, um macaco assistia toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que vira. Em troca de proteção, informaria ao predador que o cão não havia comido leopardo nenhum.

E assim ele foi, rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cão o viu a correr no rastro do predador em grande velocidade e pensou: "Aí tem...".

Assim que alcançou o felino, o macaco cochichou o acontecido em seu ouvido e lhe propôs um acordo. Por sua vez, o leopardo, furioso por ter sido feito de trouxa, disse:

- Aí, macaco, suba nas minhas costas e você verá o que vai acontecer com aquele cão ousado.


*****


Agora, o velho cão via um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas e, novamente, pensou rápido: "E agora, o que é que eu vou fazer?". Pensou em correr, mas desistiu (pois sabia que as suas pernas cansadas não o levariam longe...), então, apenas sentou-se, mais uma vez de costas para os agressores, fazendo de conta que não os via... Quando estavam suficientemente perto para ouvi-lo, o velho cão disse:

- Por onde será que anda o safado daquele macaco? Já estou morrendo de fome! Ele disse que já, já traria outro leopardo para mim, mas até agora não voltou...


Moral da história:

Não se meta com um Cão Velho... Idade e habilidade sobrepõem-se à juventude e à intriga. A sabedoria só vem com a idade e a experiência.


0 comentários:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!